Em um mundo onde as pessoas se deslocam cada vez mais, as cidades estão passando por um problema que não estava previsto: seus cidadãos estão se mudando para outros lugares. Quando as ofertas de emprego e os recursos começaram a ficar escassos, algumas cidades modernas, como Detroit por exemplo, sofreram severas dificuldades e, frequentemente, processos de esvaziamento e contração urbana. Em contrate a isto, a "Very Large Structure" de Manuel Dominguez, resultado de sua tese na ETSA em Madri, propõe uma cidade nômade que pode se mover sobre esteiras (semelhantes as de tratores) em direção a locais onde trabalho e recursos sejam abundantes.
Esta certamente não é a primeira vez que a ideia de uma cidade nômade é proposta. A Walking City de Ron Herron é um dos projetos mais conhecidos do Archigram e tem influenciado a teoria da arquitetura desde então. Entretanto, o projeto da "Very Large Structure" vai além na ideia de cidade móvel ao incluir sólidas propostas para geração de energia a bordo da cidade.
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Dominguez admite que o impulso para projetar a "Very Large Structure" veio do desejo de se destacar de seus colegas: "sabendo que todos os projetos finais são "utópicos", decidi fazer um que fosse conscientemente utópico, utópico de verdade."
Contudo, Dominguez também sentiu a necessidade de seu projeto ser teoricamente factível, o que o levou ao mundo da engenharia pesada em busca de inspiração para sua colossal estrutura de aço sobre esteiras de trator. Assim, o projeto de Dominguez parece menos uma fantasia que a enorme concha sobre palafitas de Herron.
Além disso, apesar das enormes dimensões da Very Large Structure, ela causa muito menos impacto sobre os ecossistemas próximos. Sua mobilidade é proposta como uma forma de encorajar o reflorestamento das cidades que ela substitui, e parte de suas funções cotidianas tratam da gestão de seu ambiente. As condições sociais específicas do território espanhol para o qual o projeto foi concebido também aumentam sua relevância: a cidade oferece trabalho para o grande número de cidadãos desempregados na Espanha.
Embora quase 50 anos tenham se passado desde que a primeira cidade móvel foi proposta, quando se considera o enorme número de cidades ocidentais que atualmente passam por sofridos processos de desaceleração, tanto economicamente quanto em número de pessoas, a intrigante proposta de Dominguez começa a parecer menos absurda - e muito mais relevante - do que pode ter parecido à primeira vista.